Me identifiquei muito com o autor deste livro, o Reverendo Emílio Garofalo. Recomendo a leitura, pois é uma obra para o meu e seu coração. A história de Sansão me cativa desde criança quando o meu querido pai me contava. No meu conhecimento infantil, nunca imaginei que aquela história sairia da Bíblia e que história! Fiquei encantado, deslumbrado. Acho que antes que o Hulk ou Homem de Ferro chegassem a minha mente, Sansão foi o meu primeiro herói.
Quando o evangelho chegou em minha vida no ano de 1987 foi a primeira história que busquei e li, descobri que Sansão se encontrava no livro de Juízes e li e reli várias vezes. Já preguei também a história de Sansão algumas vezes no exercício do ministério pastoral. Sou um entusiasta da saga deste último juiz de Israel.
Mas o que me chamou atenção na obra do Rev. Garofolo foi a sua habilidade de escrita, o conteúdo histórico e teológico e como o Reverendo nos conduz em suas páginas tão bem escritas que nos leva a praticamente devorar o livro em uma só sentada.
“Por vezes, a história de Sansão parece ser apenas a de um homem musculoso e destemperado, uma espécie de versão bíblica de Hércules. Para outros, ela ensina o perigo de ser um mulherengo, que despreza o chamado de Deus. Porém, na pena poética (ou, será que eu deveria dizer teclado poé- tico?) do Reverendo Emílio, essa história revela um Deus que triunfa sobre o mal mesmo por meio de servos quebra- dos e sombrios como Sansão. O Amor Invencível de Deus faz o mesmo conosco. Tolle lege!”
Heber Campos Júnior,
O livro possui uma divisão atrativa e inteligente com várias notas de rodapés e tiradas brilhantes e edificadoras. Ele cobre toda a história bíblica de Sansão no livro de Juízes 13 até capítulo 16 e em cada capítulo somos conduzidos a mergulhar no tempo e na cultura da época. Somos em todo o tempo confrontados em nossa condição de pecadores e animados a perceber que o Senhor não desiste de nós, pois a temática central da obra é: A vitória de Deus por meio de heróis quebrados.
Somos, na verdade, um povo que luta contra as trevas. O desafio é fazermos isso sem nos tornarmos, nós também, cheios de sombras. Pois, assim como ocorreu com Sansão, a capacidade para o mal está bem aqui dentro de mim — e eu sei que dentro de você também. O chamado do discípulo de Cristo é para vencer o mal com o bem. Ele já está fazendo isso e logo terminará.
Venha o teu reino!
Você pode orar comigo pedindo isso?
Sansão e o amor invencível, p. 86 https://amzn.to/3rsvfdX
Que o Senhor nos ajude, boa leitura…
Estaremos lendo e comentando.
Obrigado pela indicação Reverendo Sandro.
Você vai gostar muito. Obra maravilhosa.
Amém, já vou ler🙂