Início » Os acasos da vida e a Soberania de Deus.

Os acasos da vida e a Soberania de Deus.

O livro de Rute no Antigo Testamento da Bíblia é um relato que aborda temas como os acasos da vida e a soberania de Deus na história humana. Ele apresenta uma história de superação, redenção e providência divina, destacando como Deus trabalha por trás dos eventos aparentemente casuais para cumprir Seus propósitos.

A história de Rute ocorre durante o período dos juízes em Israel e se concentra em três personagens principais: Rute, Noemi e Boaz.

1. Os Acasos da Vida:

            A história começa com uma tragédia, quando Noemi e sua família enfrentam a fome e a morte de seus maridos. Noemi decide retornar a Belém após a morte de seu esposo e de seus dois filhos. A princípio, esses eventos podem parecer meros acasos, mas eles levam à jornada de Noemi e Rute em busca de segurança e sustento.

2. A Soberania de Deus:

            A história de Rute é um testemunho vívido da soberania de Deus sobre as circunstâncias humanas. Mesmo em meio à tragédia, Deus está trabalhando nos bastidores para trazer bênçãos e redenção. A escolha de Rute de permanecer com Noemi e seguir a Deus, apesar das dificuldades, revela a mão orientadora de Deus em direção a um propósito maior.

3. Provisão e Redenção:

            Acolhendo a lei de Deus que permitia que os pobres colhessem nos campos dos ricos, Rute vai colher espigas nos campos de Boaz, que acaba sendo um parente de Noemi, com a responsabilidade de resgatar a propriedade da família. Boaz demonstra gentileza e generosidade para com Rute, e eventualmente, eles se casam. Isso mostra como Deus usou a obediência de Rute e a disposição de Boaz para providenciar não apenas para eles, mas também para cumprir os propósitos de Deus.

4. Linhagem de Davi e Jesus:

            O livro de Rute tem uma importância adicional, pois a história culmina com o nascimento de Obede, que se torna o avô do Rei Davi. Isso mostra como a história de Rute está conectada ao plano maior de Deus, que eventualmente leva à linhagem de Jesus Cristo.

A história de Rute destaca como Deus trabalha por meio dos acasos da vida para cumprir Seus propósitos. Ela nos ensina que, mesmo quando as circunstâncias parecem adversas, a fidelidade a Deus e a confiança em Sua soberania podem resultar em bênçãos e redenção. Isso nos lembra que Deus está ativo em nossa jornada, guiando-nos e cuidando de nós, mesmo quando não entendemos completamente os caminhos que Ele está trilhando.

Pr. Sandro Eugênio

Eu sou formado em Teologia, Mestre em Ciências Sociais pela, UFRN e Reitor da Escola Cristã de Pastores em Natal, RN. Pastor a mais de 27 anos na Igreja Batista Cristã e quero subir com você para o monte Everest do conhecimento Bíblico. Com dedicação e aplicação dos conceitos aqui ensinados você se motivará em aprender e a proclamar a Bíblia, Vai aprender sobre pregação, leituras e se motivará a desenvolver o hábito de aplicar e viver a Poderosa Palavra de Deus.

  • Parabéns meu querido pela iniciativa. Tenho certeza de que este site irá abençoar muitas vidas e trazer esclarecimentos necessários sobre a Palavra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Milênio

A visão de Erickson sobre a natureza do pecado.

A questão da pluralidade na Trindade segundo Grudem.

A doutrina do Homem (Antropologia)