1-Criou a igreja. Atos 2:1-4 I Cor. 12:13. Nestes textos clássicos somos apresentados de como surgiu a Igreja, que estava reunida conforme nos mostra o Livro de Atos no dia de Pentecostes, todos reunidos no mesmo lugar foram tomados pelo Espírito Santo de Deus e o sobrenatural de Deus marcou aquele momento especial e significativo com uma manifestação pública da primeira conferência traduzida simultaneamente sem nenhum recurso humano de mídia existir ainda. Pois os vários povos de lugares diferentes ouviram a mensagem do céu em sua própria língua. Dava ali o início da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Em 1 Coríntios 12:13 é nos informado que “Pois, em um só Espírito, todos fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito”.
2 – Habita na igreja. I Cor. 3:16-17 Ef. 2:22. Sem a ação do Espírito Santo estamos perdidos. É como um motor se óleo, um carro sem gasolina, um corpo sem coração para bombear o sangue que produz vida e oxigenação. O Espirito é fundamental para a saúde da Igreja local e o seu bom e efetivo desempenho.
3 – Preside sobre a igreja. Através do seu governo Atos 20:28, através da pregação da Palavra, Atos 4:8-12, a oração dos crentes em Ef 6:1 e mediante cânticos espirituais em Ef 5:18-19. O Espírito unifica a Igreja e em Ef 4:3 aprendemos esta realidade e aprendemos também que ele completa a Igreja.
Esforçando diligentemente para preservar a unidade do Espírito e o vínculo da Paz
O Espírito Santo é responsável também em selecionar missionários. Atos 13:2 enviá-los para o serviço. Atos 13:4 de escolher o local e o campo de atuação, atos 16:6-7 e de sustentar o obreiro em meio as lutas e perseguições, atos 13:50-52 e também aquele que ajuda aos obreiros em meio aos conflitos.
Gloria a Deus!!!!
Que o Espírito Santo do nosso DEUS venha a cada dia transformar os nossos corações, A paz do Senhor Jesus Cristo.