É impressionante a obra do Espírito Santo, olhar para as Escrituras é perceber a sua ação na vida dos personagens bíblicos. Sua ação no antigo testamento é tão perceptível que em Gênesis 6:3 é nos dito que:
Então disse o Senhor: o meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão de cento e vinte anos.
Em Neemias 9:30 é nos dito que “… Pelo teu Espírito, por intermédio dos teus profetas…” entendemos a ação de consciência que o Espírito promove no coração dos homens. O Espírito Santo também esteve preparando pessoas para o serviço especial e é nos dito que a ação do Espírito Santo em pessoas para o governo, conforme nos é apresentado em Números 27: 17, “que saia adiante deles, e que entre adiante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar, para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor. V.18 Disse o Senhor a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; “
Em Juízes 6:34 “Então, o Espírito do Senhor revestiu a Gideão, o qual tocou a rebate, e os abiezritas se ajuntaram após dele”. No capítulo 14:5-6, no livro de Juízes, é nos dito que Sansão foi tomado pelo Espírito que veio sobre ele produzindo uma força inexplicável e sobrenatural. Na elaboração artística do Tabernáculo o Espírito produziu uma capacidade sobrenatural na confecção e beleza do local de adoração dos hebreus durante a sua peregrinação a terra prometida, conforme o livro de Êxodos nos apresenta no capítulo 31:4,5.
Outra percepção magnífica do Espírito no Antigo Testamento é na produção literária e musical, fazendo assim a poesia hebraica uma obra esplendorosa no campo musical através dos Salmos e poesias que nos deleitamos em Jó, Salmos, Provérbios, Cantares e Eclesiastes um enlevo poético para a alma. Em 2 Samuel 23:1,2 Davi nos brinda com esta declaração que “O Espírito do Senhor fala por meu intermédio e a sua palavra está na minha língua”.
De maneira sucinta percebemos a obra do Espírito Santo, conduzindo e auxiliando os homens em muitas ações no Antigo Testamento. Não era uma obra permanente e sim algo temporário, uma ação, uma obra específica, mas com resultados sobrenaturais e que produziam uma ação onde as pessoas compreendiam que o Senhor estava agindo. https://teologiasemmisterio.com.br/a-doutrina-do-espirito-santo/
Obra do Espírito Santo entre os homens no Antigo Testamento.