Os levitas foram escolhidos por Deus para servir no tabernáculo e no templo (Números 3:5-10). O sacerdócio era exclusivo da linhagem de Arão dentro da tribo de Levi, enquanto os demais levitas auxiliavam nas funções do culto.
Durante o tempo de Eli (1 Samuel 1–4), a liderança sacerdotal estava corrompida. Seus filhos, Hofni e Finéias, desrespeitavam os sacrifícios e praticavam imoralidades. Como consequência, Deus pronunciou juízo sobre a casa de Eli, dizendo que sua linhagem sacerdotal seria removida (1 Samuel 2:27-36). Esse juízo começou a se cumprir com a morte de Eli e seus filhos e foi completado posteriormente, quando Salomão removeu o sacerdote Abiatar (descendente de Eli) e estabeleceu a linhagem de Zadoque (1 Reis 2:26-27, 35).
Samuel como Profeta e Sacerdote.
Samuel era levita (descendente de Coate, de acordo com 1 Crônicas 6:16-28), mas não era da linhagem sacerdotal de Arão. Ele atuou como profeta, juiz e, de certa forma, intermediário espiritual, mas não como um sumo sacerdote legítimo. Deus o levantou em um momento de transição, quando o sacerdócio estava corrompido.
Os Levitas Depois de Samuel.
Mesmo com a queda da casa de Eli, a tribo de Levi continuou exercendo suas funções. Quando o templo foi construído por Salomão, os sacerdotes e levitas retomaram suas atividades normais (1 Reis 8:4). No período do exílio e do retorno a Jerusalém, os levitas ainda desempenhavam seu papel (Esdras 8:15-20; Neemias 8:7-9).
Conclusão:
Os levitas não foram eliminados. O juízo foi sobre a linhagem sacerdotal de Eli, mas a tribo de Levi continuou servindo no templo. Samuel foi um líder transicional, usado por Deus para restaurar a fidelidade espiritual de Israel e preparar o caminho para a monarquia.
O Papel dos Levitas e a Ascensão de Samuel.