Jesus ficou ali em silêncio enquanto os homens o despiam, cuspiam, batiam e zombavam dele. Ele ficou ali enquanto eles torciam espinhos em uma coroa e a enfiavam em Sua cabeça. Observou enquanto eles tiravam a sorte por Suas roupas. Ele foi rejeitado, acusado, espancado, despido, crucificado e suportou tudo isso de boa vontade, por amor.
Imagine ter poder e autoridade ilimitados e desistir de tudo. Imagine sacrificar voluntariamente sua vida para que outros também possam experimentar o amor profundo e incondicional de Deus. Isto é o que Jesus fez por nós.
“Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo… e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz”.
Filipenses 2:6-8 ARC
Jesus sabia de quem Ele era e o que Ele foi chamado a fazer. Ele sabia que o serviço altruísta importava mais do que o egoísmo. Ele sabia que a humildade era maior que o orgulho. E Ele sabia que obedecer a Deus levaria à nossa liberdade e à Sua glória.
Jesus exemplificou a humildade ao dar a vida para podermos conhecer o amor de Deus pessoalmente. E se dissermos que seguimos a Jesus, então precisamos ter a mesma atitude e perspectiva de vida que Jesus tinha. Mas só podemos fazer isso permanecendo unidos em Jesus enquanto seguimos Seu exemplo juntos.
Então, como nos mantemos unidos? Demonstrando amor uns pelos outros. E como demonstramos amor uns pelos outros? Pensando primeiro nas outras pessoas e escolhendo não guardar rancor. O verdadeiro amor requer a disposição de abandonar o orgulho e servir sem esperar nada em troca.
“O meu mandamento é este: amem-se mutualmente como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.”
João 15:12-13 NVI
Então, a quem você pode demonstrar amor hoje? Separe alguns momentos e permita que Deus revele como você pode aceitar praticamente a humildade, permanecer unido no amor e servir os outros de modo desinteressado hoje.
O exemplo de Cristo que precisamos seguir.