Início » O Espírito Santo em relação às Escrituras.

O Espírito Santo em relação às Escrituras.

Em primeiro lugar lhe convido a abrir a Bíblia e ir comigo texto por texto para formar a base do nosso pensamento neste breve ensaio sobre o tema. Vamos apresentar que a teologia realmente não tem mistério, especialmente aqui em nosso blog/site.

Em primeiro lugar vamos para 2 Pedro 1:21, aqui nós encontramos a Palavra nos ensinando quehomens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” ora, o que quer dizer? Claramente o Senhor usou homens com as suas faculdades mentais perfeitas e eles foram conduzidos a escrever movidos pelo Espírito Santo de Deus. No texto de 1 Coríntios 2:13 nós encontramos o apóstolo Paulo nos ensinando que Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito…” Ensinadas pelo Espírito e que Espírito é esse que não seja o Espírito Santo de Deus? Em Apocalipse somos mergulhados com textos que asseveram a ação do Espírito na revelação das Escrituras, vou partilhar alguns versículos: primeiro o verso 7 do capítulo 2 que diz: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas” no versículo 11 o autor João nos diz: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas” e repete intensificando o princípio da ação do Espírito no versículo 17 que diz: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas“. Espero que esteja claro.

Em segundo lugar, em 2 Samuel 23: 1,2 nos ensina que “o Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está em minha língua” claramente a ação do Espírito sobre Davi e em João 16:12,13 é nos apresentado que “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”.

E por fim neste breve texto nós temos aquele versículo chave e fundamental para deixar claro a ação do Espírito Santo nas Escrituras é nos dito pelo apóstolo Paulo que “Toda a Escritura é INSPIRADA por Deus e útil para o ENSINO, para a REPREENSÃO, para a CORREÇÃO, para a EDUCAÇÃO NA JUSTIÇA”.

Está é a obra magnífica do Espírito Santo na autoria das Escrituras. Homens escreveram, mas o autor é o Espírito Santo. https://teologiasemmisterio.com.br/quem-e-o-espirito-santo/

Pr. Sandro Eugênio

Eu sou formado em Teologia, Mestre em Ciências Sociais pela, UFRN e Reitor da Escola Cristã de Pastores em Natal, RN. Pastor a mais de 27 anos na Igreja Batista Cristã e quero subir com você para o monte Everest do conhecimento Bíblico. Com dedicação e aplicação dos conceitos aqui ensinados você se motivará em aprender e a proclamar a Bíblia, Vai aprender sobre pregação, leituras e se motivará a desenvolver o hábito de aplicar e viver a Poderosa Palavra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Milênio

A visão de Erickson sobre a natureza do pecado.

A questão da pluralidade na Trindade segundo Grudem.

A doutrina do Homem (Antropologia)