Hebreus 3:7-19
Aonde iremos primeiramente olhar para 7-11.
- O TESTEMUNHO DO N.T
São inúmeras passagens do NT que orienta para sermos vigilantes em nossa jornada e também da precoce e amplamente divulgada interpretação cristã da obra redentora de Cristo com termos que remetem ao Êxodo.
Como aprendemos que “O autor reconta a história de como os israelitas se rebelaram contra Moisés no deserto e eles perderam a chance de entrar no descanso que Deus lhes ofereceu na terra prometida”.
Em algumas características poderemos pensar o ministério de Jesus na Galileia e a história de Israel.
- A morte de Jesus é chamada de “êxodo” Ele é a verdadeira páscoa sacrificada em favor de seu povo. Um cordeiro pascal sem mancha e mácula.
- Somos comparados diante do sacrifício de Cristo como um povo que marcha pelo deserto, peregrinamos.
- Somos alimentados pela fé assim como Israel se alimentava do maná.
- Cristo é a rocha viva que nos guia em nossa travessia no deserto.
- Canaã era o alvo para o israelita e nós temos como alvo a Canaã celestial.
Em primeira Coríntios, Paulo registra a rebelião e castigo de Israel foi preservado para a nossa Instrução. 1 Co 10:1-6 e por que foi preservado? Para não imitarmos a desobediência deles e assim, sejamos tomados de juízo comparável. (Jd 5)
Um ponto importante é que o nosso autor está familiarizado com essas tipologias e os leitores da carta também. Aqui ressaltamos a importância de ouvir o ALERTA DO ESPÍRITO!
E para fundamentar o seu argumento o autor utiliza do salmo 95.
- 1-7 somos chamados a adoração;
- 7b-11 uma advertência contra a desobediência, com um lembrete do que aconteceu no deserto.
- Este salmo era utilizado sempre pelos judeus ao iniciar as manhãs de sábado, sempre lido e por isso bem conhecido dos leitores da carta. No Templo, aos sábados, os Hebreus cantavam estes salmos. É maravilhoso adorar… mas, atos e palavras de adoração só serão aceitos se procedem de coração sincero e obediente a Deus.
- “Se tão somente vocês ouvissem a voz de Deus hoje!” e introduz o próprio Deus se dirigindo ao seu povo: “Não endureçam o seu coração como em Meribá” (israelitas se rebelaram contra Moisés em Ex17:7) Lembrando que não foi só nesta ocasião que Israel, pecou, tentou o nosso Deus, mas repetidas vezes durante os seus 40 anos no deserto. Testaram Deus, desobedeceram, implacáveis, ruins, coração duro e todo tipo de obstinação.
- Diante da dureza de coração do povo que era para conquistar a terra ficou durante 40 nos ao redor da terra, pelas redondezas sem entrar no seu lugar de descanso. Dt 2:14 (Uma geração perdida) E agora o salmista escreve a uma nova geração advertindo o autor de Hebreus refresca a memória dos seus leitores e para nós aqui no tempo que se chama hoje.
- Por Isso a urgência para nós que estejam atentos “enquanto o dia for chamado hoje”. v.13
- O JUÍZO PARA QUEM NÃO QUER OUVIR O ALERTA DO ESPÍRITO.
Assim como Cristo é maior que em glória que Moisés (3) assim entendemos que rejeitar a Cristo é maior que a decorrida de rejeitar a Moisés. Os rebeldes desperdiçaram a benção da entrada em Canaã terrena. Rebelião, incredulidade, coração mau, impediu uma geração de desfrutar do descanso que Deus havia preparado e o nosso autor aqui insiste para tomar cuidado para que o nosso coração não se ache assim também. Desviando e afastando-se do Deus vivo. v.12
Em Cades-Barneia os israelitas se rebelaram contra a liderança de Moisés, se revoltaram contra Deus que havia designado Moisés e Arão como líderes o final não foi muito saudável agora imaginem meus amados rejeitar o apóstolo e sumo sacerdote da sua confissão, certamente um ultraje contra o Senhor Deus.
Vivemos dias de total descaso com as coisas de Deus! Era digital, pastor digital, igreja digital e o nosso coração sempre querendo o Egito e as coisas do Egito. Nós que recebemos a iluminação pelo Espírito Santo estamos andando a passos largos para a desobediência e abandono das coisas de Deus, um pecado contra Deus, pecado contra a luz. Voltemos para o Senhor no dia que se chama hoje!
Para conseguirmos andar em dignidade no tempo que se chama hoje, o que precisamos fazer?
- Sejamos vigilantes. 13. O Tempo é hoje de ser fiel, o tempo é hoje para amar, o Tempo é hoje para dizimar, o tempo é hoje para orar, o tempo é hoje para buscar e devemos fazer isso todos os dias da nossa vida até entrarmos em nosso local de descanso.
- Urgência para uma obediência genuína!
- Encorajamento mútuo — Isolamento só deteriora, isolamento só massacra, isolamento só quebra! O autor anima os irmãos de sua carta para não vacilarem para estarem juntos se aquecendo com a fé um dos outros!
- Não fique em casa, não se afaste, não se acostume, venha, participe, se envolva! Caso não, podem cair em várias ciladas do pecado. Permaneçamos firmes e unidos.
- Perseverança. v. 14 (A palavra confiança no original quer dizer: “constância firme” firme até o final e poderão ser chamados de “participantes” que no original quer dizer “parceiros”. Participantes com Cristo e para Cristo. COMEÇAR BEM É BOM, MAS NÃO É O SUFICIENTE! SOMENTE AQUELES QUE PERMANECEM NA CORRIDA ATÉ O FINAL PODEM TER ALGUMA ESPERANÇA DE GANHAR O PRÊMIO!
- Os israelitas começaram bem, cruzaram o mar vermelho e louvaram a Deus pelo livramento, mas o bom começo não foi correspondido pelo seu comportamento posterior.
- NÃO ENDUREÇA O SEU CORAÇÃO. 15-18
E quando o autor pergunta: v.17 qual geração ele se refere? A que viu os grandes feitos de Deus! E mesmo assim era uma congregação má! Uma geração perversa. Dt 32:20
RESPOSTA ESPERADA
O autor deseja que seus leitores originais:
Vocês receberam o poder de Deus em Cristo? Agora vivam para ele!
Sejam Fiéis nesta nossa jornada até o nosso descanso.
Não sejamos incrédulos mais crentes!
E que não paremos de nos congregar!
À luz do que aprendemos, somos chamados a:
Acreditarmos na Palavra hoje!
Ouvir a voz do Espírito Santo hoje!
Termos fé de fato no Senhor hoje!
Crer na misericórdia libertadora de Deus em Cristo e andar em fidelidade em nosso tempo de peregrinação aqui.
https://teologiasemmisterio.com.br/jesus-o-senhor-do-tabernaculo/
O Alerta do Espírito Santo.