Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial. Prov. 27:9
Para ser sincero adoramos cheiros e perfumes, na verdade, somos até atraídos por eles. Quando criança assistindo os Flinstones eu adorava ver quando Vilma fazia um bom assado de brontossauro para o Fred e ele saia levitando através da fumacinha cheirosa do assado da sua amada Vilma.
Os perfumes e óleos certamente alegram o coração, traz lembranças doces e memórias suaves. Muitas vezes o cheiro me promove recordações de lugar ou de um tempo bom ou amargo, mas a capacidade de lembrar algo ou até vivê-lo é possível através da nossa capacidade olfativa.
Mas, o que dizer de um bom conselho, de uma boa palavra, de uma excelente orientação. Trago na memória conselhos que salvaram a minha vida para decisões importantes que fiz na minha jornada de vida e vejo como é bom um conselho cordial.
Agora, repare que o nosso texto diz: “… conselho cordial…”, ou seja, do coração, conselhos que são obras do amor, do perfumista Deus, conselhos de sabedoria e de vida que muitas vezes podem até ir de encontro com o que penso, sinto ou quero, o que precisamos é de um conselho cordial, da alma, do coração.
Sei que atualmente da rapidez absurda das coisas e dos avanços tecnológicos nós não possuímos e não achamos importante estarmos rodeados de amigos ou até ter um ou dois mais achegados. Sei das decepções, traições e tudo o que a vida nos impõe. Mas, aqui vai um conselho cordial: ouça pessoas, ouça os seus amigos, seus pais, ouça quem se importa com você.
Pois, ao agir assim escaparemos das armadilhas da vida e em especial teremos alegria, vida e paz. Ouvir e seguir um conselho cordial traz doçura para vida, traz leveza e um caminhar guiado por sabedoria. Que estejamos abertos para conselhos do coração de amigos e irmãos preocupados de fato com a nossa saúde total: corpo, alma e espírito.
Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial. Prov. 27:9
Amém! https://teologiasemmisterio.com.br/como-me-tornar-um-sabio/
Nem boticário, nem óleo da natura…