A epidemia de opióides.*
Em relação a minha mãe, eu imagino que muitos idosos são vitimas ou de médicos incompetentes, ou do marketing da poderosa indústria farmacêutica. Há pouco estive em um que passou um remédio que custa mais de 200 reais e vi na farmácia que tem um genérico, do mesmo, que custa pouca mais de 30… mas não tem. Até mesmo os vendedores, que tem parentes e que usam, eles mesmos compram, não sobra para mais ninguém…
Eu tenho bastantes livros sobre o tema. São muitos, felizmente tem quem, como uma médica dos Estados Unidos, se posiciona contra isso, embora dificilmente conseguirá mudar a postura dos médicos que se beneficiam com as regalias em quem confiar? Lembro do filho de um amigo que ficou meses com uma dor, passou por uns 20 médicos, daqui e de fora e ninguém sabia o que era, para desespero dos pais, até que uma senhora que eles conhecem, que não é médica, sugeriu que fosse apendicite.
E era! Operou e ficou bom. São muitos exemplos de sugestão de cirurgias desnecessárias, mas que dão muito lucro tanto a médicos, anestesistas, clínicas e hospitais que fica difícil confiar, não é?
*Opióides são analgésicos potentes e altamente suscetíveis ao uso indevido. Responsáveis por provocar uma sensação exagerada de bem-estar, podem levar à dependência e ao vício quando consumidos de forma exagerada. https://teologiasemmisterio.com.br/a-mafia-da-dor-parte-2/
Máfia da dor (Parte 3)