Início » Jesus, o Senhor do Tabernáculo.

Jesus, o Senhor do Tabernáculo.

(Estudo realizado pelo Sem. Jackson Medeiros)

Jesus Cristo é o supremo sumo sacerdote e mediador entre Deus e os homens, oferecendo esperança e redenção em meio as provações.

Jesus o Filho de Deus é maior que Moisés, o servo, como
apóstolo e sumo sacerdote sobre nós santos, fieis e casa de Deus.

MUNUS TRIPLEX (Três ofícios)

Papel de um sumo sacerdote (Um sumo sacerdote, tinha a função de organizar a vida religiosa do povo). As duas funções, mais do que qualquer outra das quais eles realizavam, era em primeiro lugar oferecer sacrifícios e em segundo orações *(Sproul).

Então o sumo sacerdote era o mediador entre o povo e Deus, representando-os, e levando até Ele toda oração, adoração e purificação através dos sacrifícios realizados. Moisés realizou esse papel também (Ex 29:42-46).

1Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos. 2Ele foi fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.

1 e 2: Fixemos os pensamentos em Jesus, o Apóstolo, Sumo sacerdote e Fiel em toda casa de Deus.

A — Sendo identificados como santos irmãos: Santidade (1 Pe 1:15-17); Família de Deus (Hb 2:11-13);

B — Sendo participantes do chamado celestial: Chamados por Deus (Ef 1:18);

C — Jesus Apóstolo (ἀπόστολον: mensageiro, representante, enviado) e Sumo Sacerdote (ἀρχιερέα), Moisés também foi;

D — Como Moisés, Jesus foi fiel em toda a casa de Deus: Moisés foi fiel (aqui não trata de pecado); Jesus fiel até a morte de cruz (Filipenses 2:8);

3
Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de
uma casa tem mais honra do que a própria casa. 4Pois toda casa é construída por alguém, mas Deus é
o edificador de tudo.

3 e 4: Jesus é maior que Moisés, sendo Deus o edificador de tudo.

A — Jesus tem maior glória que Moisés (Ef. 1:17,20-21).

 B — Deus, edificador de tudo (Ef. 1:22-23).

C — Vamos compreender melhor quando entrarmos nos dois versos seguintes.

5 Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro, 6mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

5 e 6: Moisés servo fiel na casa de Deus e Jesus o fiel Filho sobre nós, a casa de Deus.

A — A expressão casa de Deus faz menção ao tabernáculo quando citado Moisés, quando citado Jesus, o texto se refere a igreja. Vemos então que o autor cria um paralelo.

B — Moisés foi um servo fiel na casa de Deus, ele trabalhou na casa conhecida como Tabernáculo de Deus. Ele teve a responsabilidade de montar conforme Deus tinha mostrado a ele. Servindo assim de apontamento do que estava por vir no futuro (Êx. 40:16-18. 33-34).

 C — Jesus, o próprio Filho de Deus, é fiel sobre a casa de Deus. Nós hoje somos o tabernáculo, a casa de Deus, na qual Cristo é a Pedra que sustenta toda a casa ou edifício, no qual depositamos nossas vidas, firmemente confiamos e nos gloriamos (Ef. 2.19-22).

CONCLUSÃO:

Jesus quer que, como casa de Deus que somos, tabernáculos, estejamos andando em ordem como Ele mesmo orienta em sua Palavra. Jesus estabeleceu nas Escrituras como a igreja deve andar nesse mundo.

Como forasteiros que somos, precisamos entender que assim como o tabernáculo móvel ia pelo deserto, de um lugar a outro, desmontado e montado da mesma maneira, com as mesmas recomendações Divinas, até chegar à terra prometida.

Devemos ser nós, tabernáculos móveis do Senhor Jesus, andando por esse mundo de trevas, sem mudar o padrão estabelecido por Jesus, de um lugar a outro, até chegarmos a Nova Jerusalém.

Não sei como anda sua vida, se já tomou a decisão por Cristo e se tornou uma morada de Sua Santa presença. Será que ouviu a voz de Cristo hoje? Quem ouve a voz de Cristo e corresponde a essa voz, é identificado como sua ovelha na qual ele não abandona jamais, e também, Jesus faz morada em você, fazendo de você uma casa santa, o tabernáculo.

E pra você que já fez essa decisão, como andas? (2 Tm. 2:19-26) Refletiu sobre tudo? O dia de se aproximar e confessar a Jesus é hoje.

*Robert Charles Sproul foi um teólogo novo calvinista estadunidense e pastor. Ele foi o fundador e presidente da Ligonier Ministries, uma organização para produção de mídia e discussão teológica sediada em Orlando), era ouvido diariamente no programa de rádio Renewing Your Mind difundido nos Estados Unidos e em mais 60 países. A Ligonier realiza várias conferências teólogicas a cada ano, incluindo a principal conferência realizada anualmente em Orlando, Flórida, em que Sproul era um dos principais oradores.

https://teologiasemmisterio.com.br/cristo-superior-aos-anjos/

Pr. Sandro Eugênio

Eu sou formado em Teologia, Mestre em Ciências Sociais pela, UFRN e Reitor da Escola Cristã de Pastores em Natal, RN. Pastor a mais de 27 anos na Igreja Batista Cristã e quero subir com você para o monte Everest do conhecimento Bíblico. Com dedicação e aplicação dos conceitos aqui ensinados você se motivará em aprender e a proclamar a Bíblia, Vai aprender sobre pregação, leituras e se motivará a desenvolver o hábito de aplicar e viver a Poderosa Palavra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Raízes Firmes, Olhar Fixo!

Li 2º Coríntios e o que encontrei na leitura?

A Bíblia: Um Livro Vivo que Transforma Gerações

A montanha que pode ser tocada.