Início » Divindade do Espírito Santo.

Divindade do Espírito Santo.

Ele é chamado de Deus! E o Espírito Santo é Deus e vamos conferir o nosso texto bíblico para nos dar apoio a esta afirmação! Confira em Atos 5:3-4 o autor associa de maneira transparente o Espírito Santo e Deus! Mesma pessoa!

O Espírito Santo possui atributos divinos e Ele é eterno, hebreus 9:14, Onipresente, salmos 139:7-10, Onisciente, 1 Co 2:10,11. Ele também opera obras divinas, pois Ele cria e nos salmos 104:30 percebemos o Espírito criador, na vida humana Ele é o Espírito regenerador do humano e em João 3-7-8 somos ensinados sobre este processo regenerador do Santo Espírito e o seu poder é visto na ressurreição de Cristo em Rm 8:11, texto que precisa ser compreendido para fundamentar a dividade do Espírito Santo.

Durante a história tivemos algumas teorias erradas sobre o Espírito Santo e dentre elas eu classifico a negação da personalidade do espírito por Paulo da Samósata no século III (viveu, aproximadamente, entre 200 e 275), tendo sido bispo de Antioquia com o pretexto de negar a sua divindade teve o pensamento de Ariús no ano 300, fundador do Arianismo que em linhas gerais defendia que o Pai criou o filho e o filho criou o Espírito que é uma pessoa, mas não Deus!

Claro que estas observações servem para aguçar e iniciar a nossa jornada teológica, é para isso que me proponho o site Teologia sem Mistério, levando o leitor a se encantar com o tema, com a pesquisa, com o estudo sistemático da Palavra.

A minha conclusão será adicionada com um tempero precioso de textos bíblicos para podermos terminar esta breve leitura inteirando que o Espírito Santo participou da criação do universo e nos salmos 33:6 nos diz e apresenta este Deus trino aqui expresse por Sopro o Ruach de Deus! Em gênesis 1:1,2 Deuteronômio 32:11 o Espírito movendo todas as coisas com energia, com ordem, luz e com todas as maravilhas do mundo material é por ordem da obra do Espírito Santo. O hálito do Senhor em Isaías 40:7, nos processos renovadores da vida, salmos 104:29,30, ciclo da morte, a renovação da terra, o Espirito sobre tudo e todos.

Sendo assim, podemos concluir sobre a divindade do Espírito afirmando que Ele é o artista divino na natureza e faça um favor a você mesmo, leia a fonte de toda beleza do Espírito de Deus em Jó 26:13 e 14. https://teologiasemmisterio.com.br/quem-e-o-espirito-santo/

Pr. Sandro Eugênio

Eu sou formado em Teologia, Mestre em Ciências Sociais pela, UFRN e Reitor da Escola Cristã de Pastores em Natal, RN. Pastor a mais de 27 anos na Igreja Batista Cristã e quero subir com você para o monte Everest do conhecimento Bíblico. Com dedicação e aplicação dos conceitos aqui ensinados você se motivará em aprender e a proclamar a Bíblia, Vai aprender sobre pregação, leituras e se motivará a desenvolver o hábito de aplicar e viver a Poderosa Palavra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Milênio

A visão de Erickson sobre a natureza do pecado.

A questão da pluralidade na Trindade segundo Grudem.

A doutrina do Homem (Antropologia)