Início » Dia da Expiação. (Yom Kippur)

Dia da Expiação. (Yom Kippur)

O Dia da Expiação, também conhecido como Yom Kippur, era o dia mais santo do ano judaico, conforme descrito em Levítico 16. Era um dia de jejum solene e arrependimento, quando os pecados do povo de Israel eram simbolicamente transferidos para dois bodes e expiados.

Cerimônias chave:

  • Sacrifício de animais: Um novilho e um bode eram sacrificados para expiar os pecados do sumo sacerdote e do povo, respectivamente (Levítico 16:1-19).
  • Seleção dos bodes: Dois bodes eram escolhidos. Um era sacrificado para Deus, e o outro, chamado bode emissário, carregava os pecados do povo para o deserto (Levítico 16:20-22).
  • Confissão dos pecados: O sumo sacerdote confessava os pecados do povo sobre a cabeça do bode emissário (Levítico 16:21).
  • Liberação do bode emissário: O bode emissário era levado para o deserto e solto, simbolizando a remoção dos pecados do povo (Levítico 16:22).
  • Santificação do Tabernáculo: O sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, o lugar mais sagrado do Tabernáculo, e aspergia sangue nos utensílios sagrados para purificá-los (Levítico 16:23-24).

Significado:

O Dia da Expiação era um lembrete de que o povo de Israel era pecador e precisava da graça e do perdão de Deus. Também apontava para o futuro sacrifício expiatório de Jesus Cristo, que removeria os pecados da humanidade para sempre.

Elementos importantes:

  • Santidade de Deus: O Dia da Expiação enfatizava a santidade de Deus e a necessidade de Seu povo se afastar do pecado.
  • Perdão e reconciliação: O sacrifício dos animais e a transferência de pecados para o bode emissário demonstravam a misericórdia e o perdão de Deus para aqueles que se arrependiam.
  • Fé e obediência: O Dia da Expiação exigia fé no poder de Deus de perdoar pecados e obediência às Suas leis.

Influência duradoura:

O Dia da Expiação continua sendo uma importante festa religiosa para o povo judeu. Ele também tem significado teológico para nós, como um tipo ou prenúncio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Bibliografia:

Foco e Desenvolvimento no A.T. Carlos Osvaldo Pinto, Ed Hagnos, p 112

Comentário Bíblico Antigo e Novo Testamento. FF Bruce, Ed Vida, p 278-281

https://teologiasemmisterio.com.br/fogo-estranho-no-altar/

Pr. Sandro Eugênio

Eu sou formado em Teologia, Mestre em Ciências Sociais pela, UFRN e Reitor da Escola Cristã de Pastores em Natal, RN. Pastor a mais de 27 anos na Igreja Batista Cristã e quero subir com você para o monte Everest do conhecimento Bíblico. Com dedicação e aplicação dos conceitos aqui ensinados você se motivará em aprender e a proclamar a Bíblia, Vai aprender sobre pregação, leituras e se motivará a desenvolver o hábito de aplicar e viver a Poderosa Palavra de Deus.

  • O conteúdo está ótimo, de bom entendimento e auxílio à leitura do dessa passagem no livro de Levíticos.

  • As misericórdias do Senhor realmente são a causa de não sermos consumidos.
    Louvado seja nosso Senhor JESUS Cristo.
    Vemos através desse ensinamento que o sangue do nosso Cordeiro Jesus é Santo e suficiente para nos salvar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Raízes Firmes, Olhar Fixo!

Li 2º Coríntios e o que encontrei na leitura?

A Bíblia: Um Livro Vivo que Transforma Gerações

A montanha que pode ser tocada.