A questão é: o que Jesus estava tentando ensinar com essa mensagem, com essa figura do sal, o qual não existe para estar dentro do saleiro; que não existe para estar protegido, guardado, mas que é sal da terra, e não sal dentro do sal; sendo sal em um contexto totalmente diferente do seu próprio conteúdo de sal. O que Jesus está querendo dizer quando diz aos discípulos:
“Vocês vão viver em meio a diferenças, a coisas que lhes são estranhas. Vou jogá-los dentro de algo que é radicalmente o oposto de vocês. Vocês não estão no mundo para procurar uniformidade para as suas próprias vidas. Ao contrário, vocês vão viver num ambiente avesso essencialmente a vocês, para poderem alterá-lo.”
O que Jesus estava querendo dizer com isso? Vamos aqui à primeira.
A primeira é acerca da mensagem existencial que nos é trazida por Jesus. Quando Ele diz “Vós sois o sal da terra”, Jesus está afirmando um conteúdo existencial extremamente diferente. Ele quer dizer:
“Vocês vão ser o elemento diferenciador deste planeta, dando gosto à Terra.” A Terra a que Ele está-se referindo não é a terra arável e cultivável na qual se pode plantar uma semente; mas a sociedade humana. Segundo Jesus, viver neste mundo não tem sabor, é amargo; a existência é insípida e sem prazer. O que Jesus está dizendo é que a Sua expectativa, quanto à nossa existência no mundo, é a mais prazerosa possível. Ninguém fala de sal, de gosto, de tempero, sem falar de uma existência com sabor, alegria, incitamento, desafio e sem aventura.
Quando Jesus nos diz que somos o sal da terra, Ele nos afirma que a nossa vida tem que ser a mais saborosamente fantástica que esse mundo já viu, uma vez que ela tem de ter, no seu cerne, um conteúdo de gosto para o desgosto da terra.
Ele nos diz ainda que devemos ser o paladar de Deus nessa terra insípida, sendo o elemento que traz sabor a uma existência inteiramente destituída de sabor.
Que seja assim!
Que possamos ser sal p da sabor com palavras temperadas de Cristo a está terra q carece tanto de um tempero , e q venha dar tanto sabor a ela , q a terra passe a ser sal tbm!