- O temor do Senhor como princípio controlador que torna alguém sábio (Pv 1.7, 9.10). Este temor tem nuanças de medo, denotando profundo respeito, pois estamos tratando com o Deus das Escrituras, o Soberano, o Todo-Poderoso e o Senhor da Terra.
- Com esta atitude começaremos a aprender sobre a natureza de Deus e sobre a melhor maneira de viver.
- Olhar para a vida da perspectiva de Deus, pois a perspectiva humana leva a equívocos. “O que confia no seu próprio coração, é insensato” (Pv 28.26). “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito” (Pv 16.2). “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao final são caminhos de morte” (Pv 14.16). “Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações” (Pv 21.2).
O segredo da sabedoria está em levar Deus a sério.
A própria Sabedoria, ou seja, Deus, sai em busca de nós: “Grita na rua a Sabedoria, nas praças levanta a sua voz; do alto dos muros clama, à entrada das portas e nas cidades profere as suas palavras. Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?” (Pv 1.20-23).
O que preciso fazer, então?
- Dedicação ao Senhor, estando disposto a pagar um preço para obtê-la: lendo e meditando e memorizando trechos. (Pv 4.7,8; Pv 8.34.)
- Considerar com humildade que temos sempre algo a aprender. (Pv 15.33)
- Tratar a sabedoria como menina dos nossos olhos. (Pv 7.2).
Ou seja: Deve está sempre diante de nós as Escrituras sagradas que como uma bússola nos mostrará sempre o caminho melhor.https://teologiasemmisterio.com.br/qual-a-importancia-de-viver-no-temor-do-senhor-para-uma-vida-vitoriosa/
Como me tornar um sábio?