*Escrita por meu irmão, amigo e pastor Zwinglio Costa, fui tão abençoado pelo texto que solicitei ao autor permissão para publicar aqui. Grato demais meu irmão e que o Senhor te bendiga sempre.
Natal, 21 de setembro de 2023
Zwinglio Costa
A engenharia trabalha com estruturas. A cobertura do templo da Igreja Presbiteriana de Cidade Satélite dava sinais de que estava cedendo. Seria necessário identificar as causas do problema e construir as possíveis soluções. Na engenharia elétrica lida-se com a possibilidade de incêndio em uma instalação na qual os cabos sejam insuficientes para suportar a corrente elétrica que por eles transita.
A solução obedece a duas diretrizes: reforçar a estrutura ou diminuir a carga pesada sobre ela. ESTRUTURA E CARGA.
Enquanto se implementa as soluções, em caráter emergencial, surge a figura da escora. A escora é um apoio externo à construção e que lhe é acrescentada para reforçar a sua capacidade de resistência. Capacidade de suportar a carga.
Tem-se a impressão de que as nossas estruturas estão cedendo. Parece urgente encontrar meios de aliviar as cargas. Provavelmente o crescimento populacional que implica em disputa pela sobrevivência e a fragilização dos vínculos interpessoais (família, igreja, amigos) sejam fatores importantes a serem analisados pelos “engenheiros”. Por outro lado, a educação de filhos, na sua forma mais abrangente (escola, experiências vividas, orientação, apoio, paternidade), provavelmente estão produzindo estruturas menos resistentes.
ESTRUTURA E CARGA. Tanto na construção de uma boa e resistente estrutura como no alívio da carga que pesa sobre os nossos ombros, e ainda, nas emergenciais escoras nos momentos de crise, o amigo é fator preponderante.
Jesus nos ensina que exercitando a mansidão e a humildade encontraremos descanso para as nossas almas SOBRECARREGADAS. A comunhão-cooperação é fundamental. A ambição-disputa pelo poder fragiliza as amizades. A manipulação das diversas circunstâncias da vida, em proveito próprio, sobrecarrega o homem e agride as estruturas politico-sociais.
Lei e graça. Fé e boas obras. Amor e justiça. Jesus Cristo, homem-Deus. O tangível (transitório) e o invisível (eterno). Estes são os elementos da nossa engenharia para uma boa estrutura e a adequada carga que sobre ela será colocada. Como na engenharia, são os diversos fatores e a relação entre eles que constituem o desafio para uma boa construção.
Amizade Sob a Perspectiva da Engenharia*