Em 1 Samuel 3.1, o autor não somente diz que a palavra de Deus era rara, mas que “as visões não eram frequentes”. Então imediatamente, quanto a Eli, ficamos sabendo que seus olhos “estavam ficando tão fracos que já não conseguia mais enxergar” (v.2). Eli não consegue enxergar nem fisicamente, nem espiritualmente.
É impressionante como nós muitas vezes somos semelhantes ao Profeta Eli, sem a visão correta, com os olhos fechados para a Palavra e para o seu ensino e não entendemos as razões dos nossos fracassos.
O versículo 3 diz: “A lâmpada de Deus ainda não havia se apagado…”. Em certo sentido, essa era simplesmente uma referência ao período do dia. A lâmpada no Tabernáculo deveria ficar acesa durante toda a noite (Ex 27.20,21)
Mas é evidente que o autor também tem em mente um significado simbólico. Os olhos de Eli estão literalmente “fracos” em 1Samuel 3.2. Agora temos a imagem de uma lâmpada quase se apagando. A luz que ela lança é fraca. Mas ela ainda não se extinguiu. Ainda há esperança. O maravilhoso Deus não permitiu a sua Palavra apagar! Ainda há esperança!
A palavra de Deus é rara, e a luz que ela produz é fraca. Talvez seja assim que você se sinta quanto à sociedade em que vive ou até mesmo à sua igreja hoje. Provavelmente o seu coração agora está tão atribulado que não tem forças para crer! Para ler! Para adorar! Para Buscar!
O capítulo 3 de 1Samuel nos diz que podemos confiar na palavra de Deus. Deus não se calará. Ele virá em nosso socorro.
Abraço fraterno!
Pr Sandro Eugênio
A Palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes…