Início » “A Fé de Moisés e a Antecipação da Promessa Messiânica”.

“A Fé de Moisés e a Antecipação da Promessa Messiânica”.

Hebreus 11:26.

Baseado neste texto, um amado irmão do nosso grupo de Leitores da Bíblia me fez uma pergunta muito preciosa: se no versículo 26, Moisés já guardava a promessa da vinda do Messias (CRISTO) O filho de DEUS?

Sim, o texto de Hebreus 11:26 indica que Moisés tinha uma compreensão profética sobre o Messias, mesmo que ele não conhecesse todos os detalhes sobre Jesus Cristo como conhecemos hoje. Essa compreensão é revelada pela fé, conforme o capítulo enfatiza, apontando para a confiança que os antigos tinham nas promessas de Deus.

Moisés viveu cerca de 1.400 anos antes de Cristo, mas já havia profecias e promessas de um Redentor vindouro desde Gênesis 3:15, e vamos lembrar que Moisés escreveu estas promessas movidos pelo Espírito Santo e ele escreveu que Deus prometeu um “descendente” que esmagaria a cabeça da serpente. Como profeta (Deuteronômio 18:15), Moisés teve um papel único em apontar para o Messias através da lei, dos sacrifícios e do sistema sacerdotal, os quais são sombras do que Cristo veio cumprir.

Quando Hebreus diz que Moisés “considerou o desprezo por causa de Cristo como maior riqueza”, está demonstrando que ele escolheu alinhar-se com o propósito de Deus e o povo da aliança, rejeitando os tesouros do Egito porque sabia que a verdadeira recompensa estava nas promessas eternas de Deus. Essa expressão, “por causa de Cristo”, conecta a missão e os sacrifícios de Moisés ao plano messiânico de Deus, que se cumpriria plenamente em Jesus.

Portanto, mesmo que Moisés não conhecesse o nome “Jesus” ou todos os detalhes da encarnação do Messias, sua fé era direcionada à promessa divina de redenção que culminaria em Cristo. Ele viveu e agiu com base nessa fé, contemplando a recompensa eterna.

Bibliografia: Introdução ao Novo Testamento – D.A. Carson e Douglas Moo. Ed. Vida Nova – 1986

Pr. Sandro Eugênio

Suba comigo ao Everest do Conhecimento Bíblico! Sou o Pr. Sandro Eugênio, formado em Teologia, Mestre em Ciências Sociais pela UFRN e Reitor da Escola Cristã de Pastores em Natal, RN. Há mais de 27 anos, tenho dedicado minha vida ao pastoreio da Igreja Batista Cristã, ao ensino da Palavra e à formação de líderes comprometidos com o Evangelho. Neste espaço, quero te conduzir a uma jornada profunda de aprendizado, reflexão e aplicação da Poderosa Palavra de Deus. Aqui, você encontrará conteúdos sobre pregação, leitura bíblica, exegese e teologia, sempre com o propósito de fortalecer sua fé e equipá-lo para proclamar as Escrituras com paixão e fidelidade. Prepare-se para crescer no conhecimento de Deus e desenvolver o hábito de viver e aplicar a Sua Palavra no dia a dia. Vamos juntos nesta missão!

  • A promessa de uma nova aliança nos tempos vindouros , onde o Espirito Santo move o coração de Moisés à Lutar e perseverar por causa de Cristo; uma rica viagem por Hebreus, 11/ 24 a 27.
    A paz do Senhor Jesus Cristo

  • Embora Moisés não tenha nomeado explicitamente Jesus, seus escritos no Pentateuco contêm inúmeras passagens que os cristãos acreditam apontar para o Messias vindouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Fuga de Davi e a Confiança no Senhor.

O Crescimento de Davi em Meio à Adversidade.

A Soberania de Deus e o Coração do Homem:

Obediência, fé e o papel da liderança diante de Deus.